Razão e Proporção
Como estimar a população de peixe na água?
Um método bastante interessante para se estimar a população de peixes em
um lago é o seguinte: primeiro, colhe-se uma amostra (A) de peixes desse lago e
marcam-se esses peixes. Essa marcação pode ser feita de diversas maneiras, e
uma das mais usuais é o implante de um microchip sob a escama
de cada peixe coletado. Em seguida, devolvem-se os peixes ao lago. Após um
certo período de tempo, é colhida no mesmo lago uma nova amostra (B) de peixes.
Nessa nova amostra, observam-se o número total de peixes coletados e a
quantidade de peixes marcados (M). Admitindo-se que a população do lago tenha
se mantido constante entre a data da marcação e a da coleta da nova amostragem,
pode-se determinar a quantidade total (T) de peixes nesse lago através da
proporção:
É claro que esse número fornece apenas uma estimativa da quantidade de
peixes, pois, nesse intervalo de tempo, pode ter havido nascimento ou morte de
peixes, além de migrações sazonais. Mas, mesmo assim, já é um número muito
próximo da quantidade real de peixes.
Esse método também é utilizado para se estimar populações de outros
animais em florestas e savanas. E tudo isso graças a um conceito matemático: a
noção de razão e proporção.
A palavra RAZÃO pode ser
entendida através de um sinônimo de uma operação matemática, chamada divisão. Quando
queremos saber a razão entre dois números como o 2 e 3 por exemplo, e só
dividi-lo 2/3.
Porém muitas vezes a razões diferente que dão o mesmo resultado, existe várias
divisões dando o mesmo resultado, toda vez que isso acontecer podemos pensar em
PROPORÇÃO, quando percebemos que 4/6
e 2/3 dá o mesmo resultado, significa dizer que esses números são proporcionais.
Então se quisermos saber se dois números são proporcionais é só multiplicarmos
eles no formato de crus.
Saber sobre proporções facilita resolver problemas de forma fácil, através da famosa regra de três. Acompanhe esse probleminha ‘’ Uma vaca tem quatro patas, quantas patas terá 10 vacas?’’ Perceba que existe uma proporção entre o número de pacas e de vacas, quanto mais vacas mais patas. Se pegarmos o 1 e multiplicarmos por X será a mesma coisa que multiplicarmos o 10 por 4, ou seja temo suma proporção. É toda vez que identificamos uma proporção podemos usar a regra de três.
Questão para fixar o conteúdo de razão e proporção:
1.(ENEM-2014)Boliche é um jogo em que se
arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma
formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão
entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de
jogadas determina seu desempenho.
Em uma disputa entre cinco jogadores, foram
obtidos os seguintes resultados:
Jogador I – Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
Jogador II – Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
Jogador III – Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
Jogador IV – Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
Jogador V – Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.
Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Em uma disputa entre cinco jogadores, foram
obtidos os seguintes resultados:
Jogador I – Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
Jogador II – Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
Jogador III – Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
Jogador IV – Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
Jogador V – Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.
Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Escalas
Uma aplicação bastante interessante da regra de três aparecem em escalas, essa já vimos nos livros de história, geografia e principalmente nos mapas.Uma mapa nada mais é do que um fator de conversão minuciosa entre o desenho e a situação real.Então criar uma escala é criar uma razão.Veja em baixo que a razão entre esses dois tamanhos é exatamente a escala.
Agora observe a escala desse mapa, 1:36.000.000, isso quer dizer que 1 cm no mapa corresponde a 36.600.000 cm do tamanho real.Vejamos outros exemplos:
- 1:1000(cm) que quer dizer que 1 cm no desenho corresponde a 1000 cm ou 10 m no tamanho real.
- 1:250000 quer dizer que 1 cm no desenho equivale a 250000 cm ou 2,5 km no tamanho real.
- A razão entre dois números A e B (nessa ordem) é dada por:
- Se A e B são proporcionais a C e D, então:
- Use a regra de três apenas quando as grandezas envolvidas forem proporcionais!
- Uma escala E é uma razão onde:
- E =
(mesma unidade)
2.(ENEM-2011) Para uma atividade
realizada no laboratório de Matemática, um aluno precisa construir uma maquete
da quadra de esportes da escola que tem 28 m de comprimento por 12 m de
largura. A maquete deverá ser construída na escala de 1: 250.
Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na
construção da maquete?
(a)4,8 e 11,2
(b)7,0 e 3,0
(c)11,2 e 4,8
(d)28,0 e 12,0
(e)30,0 e 70,0
(b)7,0 e 3,0
(c)11,2 e 4,8
(d)28,0 e 12,0
(e)30,0 e 70,0
Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
O
silogismo é uma estrutura lógica de pensamento nascente do filosofo
Aristóteles, se caracteriza pelo método indutivo, sendo uma comparação de uma
coisa com outra por meio de uma interseção. Vejamos um exemplo abaixo contraditório
ao silogismo como a celebre frase de Sócrates e mais adiante um exemplo que
obedece a regra.
‘’ Só sei que nada sei ‘’
Premissa maior: Não sei de nada
Premissa menor: Sei que não sei
Conclusão:
Podemos perceber que a frase não obedece a lógica, pois se eu afirmo que nada
sei, como posso afirmar que sei que não sei.
‘’ Todos os humanos são mortais, todos
os filósofos são humanos, então todos os filósofos são mortais.’’
Premissa maior: Todos
os humanos são mortais
Premissa menor: todos
os filósofos são humanos
Conclusão: então todos os filósofos são mortais
Agora
você pode perceber que o método indutivo consiste em uma premissa geral (algo
como uma lei que será muito difícil contestar), para chegar à conclusão de uma
premissa menor. Mas o que o silogismo tem em comum com grandezas (tudo aquilo
que pode ser medido) diretamente ou inversamente proporcionais?
Vamos
pensar em um queijo cheio de buracos, cada buraco ocupa o lugar onde haveria
queijo. Dessa forma quanto mais buracos, menos queijo, o que temos aqui é uma
grandeza inversamente proporcional usando o silogismo ou seja a lógica. Agora
que você já aprendeu a brincar com o silogismo em grandezas vamos
compreende-las melhor.
- Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.
- Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.
Ex:Um automóvel viaja com velocidade igual a 60 km/h percorrendo 100km.Durante o mesmo tempo, um outro automóvel viaja a 80km/h. Quantos quilômetros esse automóvel percorreu?
Quanto maior a velocidade dos automóveis maior será a distância percorrida, se a velocidade for menor a distância também será. Assim a velocidade e a distância são grandezas diretamente proporcionais. Então podemos multiplicar em crus.
Inversamente Proporcionais: Se uma aumenta a outra diminui na mesma proporção.
EX:Um automóvel
viaja com a velocidade constante igual a 60 km/h, durante 2 horas. Para
percorrer o trajeto da volta, a uma velocidade de 80km/h, quantas horas serão
necessárias?
Perceba que quanto maior a velocidade menor será o tempo de viajem.
Podemos dizer que nas grandezas inversamente proporcionais, uma aumentas e a outra diminui na mesma proporção. Assim não se pode multiplicar em cruz, você terá que multiplicar na horizontal ou inverter as distâncias.
Questão para fixar o conteúdo de grandezas diretamente e inversamente proporcionais:
As medições de
velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo
radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o
tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média
é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto
para percorrê-la.
O teste realizado
mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso
entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso,
a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a
velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na
placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução
segura observadas.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 jan. 2014
(adaptado).
A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é:
4.(ENEM-2013)Muitos processos fisiológicos e bioquímicos, tais como batimentos cardíacos e taxa de respiração, apresentam escalas construídas a partir da relação entre superfície e massa (ou volume) do animal. Uma dessas escalas, por exemplo, considera que “o cubo da área S da superfície de um mamífero é diretamente proporcional ao quadrado de sua massa M”.
HUGHES-HALLETT, D. et al. Cálculo e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1999 (adaptado).
Isso é equivalente a dizer que, para uma constante k > 0, a área S pode ser escrita em função de M por meio da expressão:
Mostrando
grandezas diretamente e inversamente proporcionais na forma algébrica
Diretamente Proporcionais: Perceba que a razão da divisão desses números são constantes, quando dividimos o x pelo y sempre obtemos 2. Então y é diretamente proporcional a x ou seja y/x= k (constante)
(y/x = 2/1=2, 4=2 =2, 6/3 =2,10/5=2, 22=11=2)
Ex: y é diretamente proporcional a x ou seja y/x=k
y é diretamente proporcional a x2 ou seja y/x2 =k
y3 é diretamente proporcional a x2 ou seja y3 /x2=k
Inversamente Proporcionais:Quando multiplicamos o y pelo x obtemos produtos contantes ( 2.1=2, 1.2=2, 1/2.4=2, 1/4.8=2, 1/6.12=2). Assim podemos dizer que y.x= k
Ex: y é diretamente proporcional a x ou seja y.x=k
y é diretamente proporcional a x2 ou seja y.x2 = constante
y3 é diretamente proporcional a x2 ou seja y3 .x2=k
Respostas das questões de fixação:1.d , 2.c, 3.c, 4.d
Vamos praticar um pouco?Acesse o link para ir para a pagina de exercícios:
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