05/06/2018

Química-Estados físicos e suas transformações,gráfico de mudanças de fase, propriedades da matéria, substância, mistura e sistema.

Matéria, Corpo e Objeto- Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço (madeira). Já o corpo é uma parte limitada da matéria (pedaço de madeira). O corpo é a transformação dessa matéria bruta em algo útil (cadeira).

Propriedades gerais da matéria- Existem 8 propriedade gerais, são elas...Inércia: a matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
Massa:É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.
Extensão:Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
Impenetrabilidade:Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.
Compressibilidade:Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.
Elasticidade: A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.
Divisibilidade: A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz?!
Descontinuidade: Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.
 
Propriedades Específicas da Matéria- Podem ser Organolépticas ou físicas...
 Organolépticas: Cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão.Brilho: a capacidade de uma substância de refletir luz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão.Sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar.Odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato.Físicas:Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:Densidade: Uma medidas que se trata de quanto material comprimido há em um determinado espaço. Em termos técnicos representa a quantidade de massa por unidade de volume. Sendo o resultado da divisão entre a quantidade de matéria (massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em centímetros cúbicos, a densidade é obtida em gramas por centímetros cúbicos. Ex.: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos? É de 0.1 g/cm cúbico.Dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco.Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco.Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.

Substância Pura: Simples e Composta- Uma substância pura só possui um tipo de molécula O2, H2O. Um substancia pura pode se simples, quando possui apenas um elemento químico, O2, O3, Cl2, Fe, ou composta quando possui mais de um elemento, H2O, NaCl, H2So4.

Alotropia- São substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento químico.COSP Carbono-  C, C(Diamante, grafite, fulereno)Oxigênio-  OO2, O3(Oxigênio, ozônio) Enxofre-   S, , S8, S8 ...(enxofre ortorrômbico, enxofre rômbico, enxofre monoclínico. As estruturas das moléculas ocorrem em forma de anel com oito átomos de enxofre S8, porém possuem arranjos diferentes entre si originando assim diferentes cristais). Fosforo- PP4, Pn... (fósforo vermelho e fosforo branco)                                    
Mistura homogenias (soluções) e heterogenias- Mistura (junção de substâncias puras). Mistura homogénea ou solução (1 fase) água e álcool. Heterogénea(2fases) água e óleo, leite. A água com um cubo de gelo é um sistema heterogéneo porém, não uma mistura heterogénea.

Mudanças de Estado Físico da Matéria-

Endotérmicos-Toda reação em química  que ocorre com absorção ou ganho de calor.( em biologia se trata de seres vivos que elevam a temperatura corporal e a mantém constante a partir de mecanismos internos, sangue quente)                                                                                          
Exotérmico- Toda reação química que envolve liberação ou perda de calor ( em biologia se trata de seres vivos que não são capazes de regular a temperatura com mecanismos internos, então precisão de fontes externas de calor, para elevar e manter a temperatura corporal constante, sangue frio)


Vaporização- (liquido para gasoso), tem três processos podendo ser:
-Evaporização, sendo natural e lento, como as roupas secando no varal com o calor do sol e a força da gravidade. 
-Ebulição, quando o processo é forçado, como uma panela de água fervendo no fogão, caracteriza por ser turbulento e cheio de bolhas). 
-Calefação quando a temperatura está acima da ebulição, como uma gota d’água na chapa quente, que evapora direto quando cai nessa, ou as chuvas na sopa nutritiva de Oparin quando as tempestades nem mesmo chega ao solo.

Gráficos de mudança de fase-

Substancia pura- Tem PF e PF bem definidos. A temperatura permanece constante nesses dois pontos de mudança de estado físico, temos que o gráfico que representa as mudanças de estado físico da água irá conter dois patamares e o gráfico das misturas não apresenta nenhum.



Misturas comuns-Se estivermos aquecendo ou resfriando uma mistura, o ponto de fusão e o ponto de ebulição não terão valores determinados e constantes, ou seja, não se formarão os dois patamares observados nos gráficos acima. As mudanças de estados físicos ocorrerão em faixas de temperatura, e não em um valor fixo. Quando se tem uma mistura comum se tem duas substancias como água e sal, essas substancias tem PF e PE variados.O ponto de fusão, por exemplo, começará em uma dada temperatura e terminará em outra, e o mesmo ocorrerá com o ponto de ebulição, como mostrado no gráfico a seguir da salmora:

Mistura Eutéticas: Tem PF constante se comportando como substancia pura (são a coincidência de duas substancias com PF iguais) e PE variado.

Mistura Azeotrópica: Tem PF variado e PE constante. (Leia o P com som de F e guardara mais fácil na hora da prova)


Que tal praticar um pouco?Clique no link abaixo e faça exercícios sobre a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário