1)(Enem) Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro
(moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma tem-
peratura menor do que a do ambiente.
Isso ocorre porque:
a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de “gelar” a água pela sua composição química. Na reação,
a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água
evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.
d) o barro é poroso, permitindo que a água se deposite na parte de fora da morin
ga. A água de fora sempre está a uma temperatura maior que a de dentro.
e) a moringa é uma espécie de geladeira natural, liberando substâncias higroscópi
cas que diminuem naturalmente a temperatura da água.
2)(Fgv) A química é responsável pela melhora em nossa qualidade de vida e está ineserida em nosso cotidiano de muitas formas em substâncias observadas que constituem diversos materiais. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, substância simples, substância composta, mistura homogênea e mistura heterogênea.
a) Água, granito, alumínio, aço.
b) Água, aço, alumínio, granito.
c) Alumínio, aço, água, granito.
d) Alumínio, água, aço, granito.
e) Alumínio, água, granito, aço.
3)(Fuvest-SP) Todos os tipos de água, com as denominações a seguir, podem exempli
ficar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) Água potável
b) Água destilada
c) Água dura
d) Água mineral
e) Água do mar
c) Ter ponto de fusão e ponto de ebulição variáveis.
4. (Mackenzie) Constitui um sistema heterogêneo a mistura formada de:
a) Cubos de gelo e solução aquosa de açúcar.
b) Gases N2 (Gás nitrogênio) e CO2 (Gás carbônico)
c) Água e Acetona.
d) Água e xarope de groselha.
e) Querosene e óleo diesel.
5)(Mackenzie) É característica de substâncias puras:
a) Ser solúvel em água.
b) Ter constantes físicas definidas.
d) Sofrer combustão.
e) Ser sólido a temperatura ambiente.
6)(ENEM) Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos
como: “a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades”. A partir
de definições desse tipo, a idéia transmitida ao estudante é a de que o constituinte
isolado (moléculas) contém os atributos do todo.
É como dizer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão
superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc. Tais propriedades pertencem
ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas mantêm entre si.
(Adaptado de OLIVEIRA, R.J. O Mito da Substância. Química Nova na Escola, nº 1, 1995.)
O texto evidencia a chamada visão substancialista qu e ainda se encontra presente
no ensino da Química. Abaixo, estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes
ao assunto.
I. O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.
II. Uma substância “macia” não pode ser feita de moléculas “rígidas”.
III. Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtude
das interações entre suas moléculas.
IV. A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se expandem.
Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV
7)(Uespi 2012) No vidro traseiro de alguns automóveis, há filamentos que funcionam
como desembaçadores. Ao acionar um botão no painel, o motorista aquece esses
filamentos e, por isso, os vidros desembaçam.Sobre esse fato, analise as afirmativas a seguir.
1. O vidro fica embaçado porque o vapor d’água condensa sobre ele.
2. Os filamentos aquecem o vidro e provocam a vaporização da água, desembaçando o vidro.
3. Os filamentos aquecem o vidro e acarretam a sublimação da água, desembaçan-
do o vidro.Estão corretas apenas:
a) 1
b) 2
c) 1 e 2
d) 1 a 3
e) 2 a 3
8)(Vunesp-1991) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado
para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80ºC. Sabe-se
que bolinhas de naftalina, à temperaturas ambientes, têm suas massas constante-
mente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduos. Esta observa-
ção pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) Fusão
b) Sublimação
c) Solidificação
d) Liquefação
e) Ebulição
9)(Cps) Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a ddeterioração dos alimentos ao longo de um determinado período.O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por micro-organismos que, além de ccausarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores. Mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos. Uma das técnicas utilizadas é a desidratação, em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento, para evitar que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro-organismos, já que a água é essencial para que eles existam. O bacalhau e a carne-seca, por exemplo, são assim conservados com a adição prévia de sal de cozinha, que desidrata o alimento por osmose.
Quando a água é eliminada do alimento exposto ao sol, a exemplo da produção de
carne-seca, a água sofre
a) fusão.
b) sublimação.
c) vaporização.
d) solidificação.
e) condensação.
10)(CEDERJ-Simulado 2010-Modificada) Quanto a mudança de estado físico da água,
pode-se afirmar que:
Gelo –(etapa 1) → Água líquida –(etapa 2) → Vapor d’água
a) A formação do vapor (etapa 2) ocorre com liberação de energia e é denomi-
nada vaporização.
b) A formação do vapor (etapa 2) ocorre com absorção de energia e é denominada
condensação.
c) A formação do vapor (etapa 2) ocorre com absorção de energia e é denomi-
nada vaporização.
d) A formação da chuva (etapa 1) ocorre com absorção de energia e é denominada
liquefação.
e) A formação da chuva (etapa 1) ocorre com liberação de energia e é denominada
vaporização.
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