(-Noções sobre origem da vida, evolução e método cientifico
-Características gerais do seres vivos)A quem descreva a vida como um fenômeno neguentrópico.
Ser vivo como sistema autopoiético: A vida deve ser definida pelos processos que definem a vida, então, emerge-se um conceito conhecido como ‘’autopoise’’ que significa o que se auto produz e auto se cria.
- Autopoiese- Quando a vida surge na Terra, a mesma garante a produção de vida pela reprodução.
- Ser vivo- É uma rede de componentes metabólicos (uma rede inteligente que é capaz de criar novas redes e componentes e que se auto delimita) Ex, célula. Qualquer rede de componentes metabólicos é considerado um ser vivo.
- Sistema de tudo ou nada – Um sistema é autopoietico, tem essas características ou não é, não há possibilidades de meio termo.
- Emergente em relação nos componentes físicos- Um sistema emerge em relação aos componentes físicos, o sistema cria novas propriedades emergentes as propriedades físicas iniciais.
Teoria Criacionista- Por muito tempo, a teoria da criação, apoiada pelos religiosos, era a que prevalecia. Para eles, um ser superior foi o responsável pela criação do universo e tudo o que nela há.
Abiogênese- A Teoria da Geração Espontânea, também conhecida como Abiogênese é uma das primeiras teorias criadas para explicar a origem da vida. Aristóteles e outros pensadores e cientistas se apoiavam nela. Ela explica que os seres vivos surgiam a partir da matéria orgânica, ou seja, o lodo dos rios originava as cobras e as rãs; já as frutas davam origem aos vermes.
Biogenese- Nasce, cresce, reproduz e morre. Redi foi o primeiro a propor essa teoria, utilizando frascos para realizar o experimento, adicionou cadáveres de animal e pedaços de carne, alguns ele vedou com gaze e outros deixou aberto. No aberto, as moscas pousavam e surgiam larvas, já o que estava tampado ficou intacto. Pasteur, apresentou um experimento que colocou em descrédito a teoria da abiogênese.
Louis Pasteur- Ele adicionou um caldo nutritivo em frascos de vidro com pescoço longo que foram curvados por ele logo depois, deixando-o no formato de pescoço de cisne, apenas com uma pequena entrada de ar. Após isso, ele ferveu o caldo e deixou em repouso por alguns dias. Ele percebeu que não havia a presença de microrganismos. Mas, quando quebrou os gargalos, notou que rapidamente os microrganismos se instalaram nele. No primeiro caso, o que impediu a entrada dos microrganismos no caldo foi a curvatura do gargalo, funcionando como um filtro devido as partículas que se instalaram nessa área, durante a fervura. Quando o gargalo foi quebrado, os microrganismos apareceram porque já estavam presentes no ar e não poderia nascer espontaneamente do líquido.
Big Bang- No decorrer do século XX, novos estudos deram origem a Teoria do Big Bang ou a Grande Explosão. De acordo com o padre Georges Lemaítre e o físico russo George Gamow, no início, o universo era um grão que explodiu, sem motivo aparente, e produziu o tempo, a matéria e a energia que existe.
Evolucionismo- A teoria do evolucionismo está apoiada essencialmente em Lamark e Darwin, mas foi estudada por diversos cientistas. Ela surgiu para explicar as alterações que as diferentes espécies de seres vivos sofreram com o passar do tempo, na sua relação com o ambiente que vivem.
Hipótese Autotrófica- Seres quimiolitoautotroficos seriam os primeiros a colonizar o planeta.
Panspermia ao acaso ou cosmozoica- Meteoros e asteroides que semearam a vida em nosso planeta.
Panspermia direcional- Meteoritos que semearam propositalmente a vida, enviados por ETs.
Hipótese Heterotrófica de Oparim- As erupções vulcânicas eram muito frequentes, liberando grande quantidade de gases e de partículas para a atmosfera. Esses gases e partículas ficaram retidos por ação da força da gravidade e passaram a compor a atmosfera primitiva. Essa atmosfera muito diferente da nosso era formada por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O), que são essenciais na formação de moléculas orgânicas. As moléculas foram formadas primitivamente na atmosfera do planeta, a energia para a formação desses compostos proviam das descargas elétricas de raios, das tempestades e também de raios UV (o planeta era uma esfera incandescente). As tempestades não chegavam ao solo, a Terra era muito quente e a chuva se transformava em vapor antes mesmo de chegar na superfície. A ausência do gás oxigênio (O2) e do gás ozônio (O3) permitiam a criação de um ambiente redutor, não oxidante e também a chegada da radiação. Os gases (CH4), (NH3), (H2), (H2O) reagiram e originaram os primeiros aminoácidos, por serem pesados caíram depositando-se no solo aquecido do planeta, perdendo água e formando ligações peptídicas, que originaram as proteínas. As tempestades continuam, até o momento que a chuva cai é resfria o planeta, permitindo o encontro de proteínas, matéria orgânica é água, essas são arrastadas pela costa do planeta formando pelotas proteicas, chamadas de coacervado (sendo esse um conjunto de matéria orgânica com a água aderida ao redor, como quando se põe leite em pó na água e vira aquela pelota). Mas não se explica como esse coacervado vira um protogene, ou como surge a membrana plasmática, e até mesmo como surge a atividade catalítica, gerando enzimas.
Método cientifico- pode ser definido como um conjunto de procedimentos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos, constituição e formação de materiais etc. Apresentar as seguintes etapas:
1º - Observação É a etapa em que o pesquisador observa uma determinada matéria ou fenômeno.
2º - Elaboração do problema (fase do questionamento)
Nessa etapa, o cientista ou pesquisador elabora perguntas sobre o fenômeno ou material analisado, tais como: Por que esse fenômeno ocorre? Como esse fenômeno ocorre? Quais são os fatores que originaram esse fenômeno? Qual é a composição do material? Que substâncias formam esse material? Qual é a importância desse material?
3º - Hipóteses
É a etapa em que o pesquisador responde às perguntas feitas na etapa anterior. Essas respostas podem ser pautadas em seu conhecimento prévio sobre materiais ou fenômenos semelhantes.
A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
4º - Experimentação
Nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas são realizados com base nas hipóteses levantadas. O objetivo é encontrar a resposta para cada um dos questionamentos que foram elaborados.
Cada cientista desenvolve essa etapa de acordo com os conhecimentos que possui e as práticas que são necessárias para o esclarecimento de cada hipótese.
5º - Análise dos resultados
Após a fase da experimentação, o pesquisador analisa cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas levantados e também se estão de acordo com as hipóteses. Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram. Se os resultados da experimentação forem satisfatórios, o cientista parte para a etapa da conclusão.
6º - Conclusão
A conclusão é a etapa em que o cientista verifica se os experimentos e pesquisas realizados respondem aos questionamentos levantados e permitem que ele faça afirmações acerca dos fenômenos ou materiais analisados. Todas as afirmações realizadas após a utilização do método científico são chamadas de teorias. Quando diferentes hipóteses e experimentações são realizadas e o resultado é sempre o mesmo, passamos a ter uma lei.
Características gerais dos seres vivos
Em função da dificuldade de definir o que é um ser vivo, os cientistas estudam algumas características que possibilitem a distinção entre um ser vivo (fator biótico) e um corpo inanimado (fator abiótico). Essas características são: Composição química, organização celular, metabolismo, reprodução, reações aos estímulos, evolução, crescimento. A maior célula conhecida é a gema do ovo de avestruz.
Níveis de organização
Para os organismos pluricelulares, observa-se níveis de organização superiores à célula. Veja:
Células – são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos, elas se reúnem para compor os tecidos.
Tecido – trata-se de um conjunto de células, semelhantes ou não, que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
Órgãos – são estruturas formadas pela reunião de tecidos.
Sistemas – são formados pelos órgãos que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
Organismo – é composto por vários sistemas que se interagem harmonicamente.
População – é formada pelos indivíduos de mesma espécie que vivem em uma mesma região e em uma determinada época.
Comunidade – é o conjunto de espécies que vivem em um determinado local e em uma determinada época.
Ecossistema – é o conjunto das comunidades de uma região interagindo com o ambiente (são os fatores bióticos mais os fatores abióticos).
Biosfera ou ecosfera – trata-se do conjunto de todos os ecossistemas do planeta
Composição Química- Nos corpos inanimados ela é simples (apenas substâncias inorgânicas que são moléculas pequenas e relativamente simples), já nos seres vivos, ela é mais complexa, pois além de apresentar substâncias inorgânicas, os seres vivos apresentam, também, substâncias orgânicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono é o elemento principal). Então nos seres vivos têm: Substâncias Orgânicas – proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e vitaminas.
Substâncias Inorgânicas – água e sais minerais.
Metabolismo: Uma característica fundamental e inerente aos seres vivos é o conjunto de reações químicas que ocorre no ser vivo, dentro da célula, chamada de metabolismo.
Reações do metabolismo – São conhecidas como reações anabólicas (que são aquelas que sintetizam moléculas mais complexas), e reações catabolicas (sendo aquelas que quebram moléculas complexas em moléculas mais simples). Ex: quando vc está produzindo RNA, DNA, ou retirando moléculas d´agua como a desidratação isso é síntese e anabolismo. Já a respiração celular (gera energia para o sustento, a partir da quebra de um combustível como da glicose) como a quebra de gordura, entrada de molécula por hidrólise, ou a digestão, são processos catabolico.
A persistência da célula depende das reações de crescimento e degradação. Nas nossas células as reações ocorrem de forma mais intensa é mais rápida do que na água, no solo ou na atmosfera, pois temos catalizadores, biocatalizadores que aceleram reações que na natureza são lentos. (Enzimas)
Célula como unidade funcional: Unidade fundamental do ser vivo, sendo classificada como célula eucarionte ou procarionte.
As células procariontes ou procarióticas, tem como principal característica a ausência de carioteca (responsável por individualizar o núcleo celular), pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas). Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plasmídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
Mesossomo não existe , e os ribossomos são70s
Uma célula eucarionte tem um verdadeiro núcleo ligado à membrana e possui outras organelas membranosas que permitem a compartimentalização das funções. Possui células compartimentalizadas. Mitocôndrias e cloroplastos surgem da fagocitose de bactérias e cianobactérias, que são organelas que tem DNA e ribossomos próprios (70s iguais ao das bactérias). Os outros são 80s.
Informação e hereditariedade: Um ponto importantíssimo para garantir que haja vida é a capacidade de guardar informações, o software é importante para que o hardware possa tralhar. Então fala-se do DNA, molécula que guarda as informações do seres vivos, onde está a enciclopédia da vida, mais essa informação tem que ser expressada, então ela é expressada produzindo o RNA. (Expressão genética é produção de RNA e proteína).
DNA à RNA à Proteína (Tanto o ribossomo 70s como o 80s na célula eucarionte garantem a expressão do DNA através da síntese de proteínas).Célula deve ter capacidade de duplicar, transcrever RNA e traduzir proteínas.
Vírus podem ser de DNA ou de RNA (Parasitas hospedeiros, quando são de DNA duplicação, transcreve e reproduz, quando são de RNA fazem transcrição reversa, já outros são RRNA replicantes que não voltam ao DNA).
Reprodução e excitabilidade
Excitabilidade (sensibilidade/irritabilidade): É a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente como luz, som, calor, eletricidade, movimentos, concentração de gases, hormônios, etc.A planta possui fitocromos que dizem se está na época de florescer, se a semente deve germinar. O crescimento das raízes dos vegetais sempre em direção ao solo; o fechamento das folhas da sensitiva quando é tocada sendo excitabilidade por irritabilidade pois, não envolve o sistema nervoso. Já a excitabilidade por sensibilidade é exclusiva dos animais, pois só está presente quando envolve o SN, no caso de um beijo ou o fechamento dos olhos diante de uma luz forte.
Crescimento de intuscepção: é de dentro para fora, esse crescimento que se faz pela multiplicação de células no interior do corpo, é chamado de crescimento por intuscepção. O crescimento de matéria bruta é chamada de crescimento por decomposição ou aposição, um exemplo, é o cristal (matéria bruta) que pode crescer pela adição de novas moléculas à sua superfície.
- O crescimento de seres unicelulares se dá por Hipertrofia que está vinculado ao aumento do tamanho e do volume da célula.
-Já no caso da Hiperplasia, acontece nos seres pluricelulares. Ao invés de aumentar o volume celular, o que acontece é um aumento do número de células. O processo de Hipertrofia também acontece nos seres pluricelulares, com isso, o torque e a potência dos músculos é aumentado.
- A auto sustentação da vida se dá pelo metabolismo, já a auto propagação se dá pela reprodução.
-Na reprodução assexuada ou agâmica, um organismo se divide em duas ou mais partes que formarão novos organismos. É comum nos seres unicelulares. É mais barata em questão de energia e produz clones.
-Na reprodução sexuada ou gâmica acontece a formação de células especiais denominadas gametas. É necessário que o gameta masculino se una ao gameta feminino para acontecer a formação de um novo organismo. É comum nos seres pluricelulares.Gasta mais energia, mais possibilita a variedade genética.
Evolução: Evolução é o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. Sendo destacados dois fenômenos para que tal aconteça: Mutações - são erros no DNA que geram novas características se tratando de modificação no material genético, na sequência de bases nitrogenadas. Seleção Natural- é o papel que a natureza desempenha selecionando os organismos mais aptos em detrimento dos menos aptos. O meio não determina o surgimento de uma nova característica, isso é Lamarkismo). O ambiente seleciona características, mas não pode gera-las, Darwin.
Homologia- Entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homólogas podem exercer ou não a mesma função. O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica
Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.
Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.
Agora vamos praticar, clique no link abaixo para fazer os exercícios da matéria que você acabou de ler:
https://nossodiariodoenem.blogspot.com/2018/06/exercicios-sobre-nocoes-da-vida-metodo.html
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