A cadeia alimentar é dividida por três níveis tróficos: 1°produtores, 2°consumidores e 3º decompositores.
Cadeia Tróficas: Sequência linear de nutrição/alimentação
Tipos de Nutrição:
Autotrofismo- Produz seu próprio alimento, porém, precisa de energia para tal.Podendo utilizar-se de dois processos(produtor):
Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar, de acordo com a seguinte equação.
Heterotrofismo- Não produz seu próprio alimento sendo um consumidor.Podendo ser consumidor primário, secundário ou terciário:
- Os consumidores primários são aqueles seres heterotróficos que se alimentam dos produtores, ou seja, das plantas e algas.
- Os consumidores secundários são aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, ou seja, são animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros.
- Os consumidores terciários são aqueles animais que se alimentam dos consumidores secundários, estes são carnívoros que se alimentam de animais carnívoros.
Decompositores- degradam matéria orgânica em inorgânica. (Bactérias ou fungos)
A matéria é cíclica, ou seja o produtor transforma a matéria inorgânica em orgânica e no final o decompositor transforma a matéria orgânica em inorgânica.
Há perda de energia ao longo da cadeia alimentar, e a energia é decrescente e unidirecional. A cada transferência de energia, de um nível trófico para outro, há uma perda na forma de calor de 10%.Ou seja, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da teia alimentar. Portanto, quanto mais próximo do produtor, maior a quantidade de energia disponível.
Capim (10.000cal)> Grilo(1.000cal) > Sapo(100cal) > Gavião(10cal)
Substâncias não biodegradáveis na cadeia alimentar:
A exposição de um ser vivo por metais pesados pode provocar a absorção pelo organismo, entrando assim nos seus tecidos (Bioacumulação), e posteriormente, ao servir de alimento a seres de um nível trófico mais elevado, contaminará esse outro organismo, fazendo com que o contaminante suba na cadeia alimentar. A contaminação da cadeia alimentar provoca um aumento da concentração do contaminante a cada nível trófico(Magnificação trófica).
-Magnificação trófica: é o acumulo tóxico ao longo da cadeia.
-Bioacumulação ou magnificação biológica: é o acumulo tóxico no indivíduo.
Cadeias e teias-(Cadeias são lineares como vista na imagem do inicio já as teias são interseções).Nas teias alimentares, um mesmo animal (consumidor, se trata apenas do segundo nível trófico) pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida.O sabiá-laranjeira se torna consumidor primário ao se alimentar dos tomates, já se optar por comer o besouro ou o grilo se torna consumidor secundário.As plantas e os fungos nunca mudam o seu papel, são sempre produtor e decompositor.
OBS: Herbívoros possuem enzimas ou associações com organismo e digerem celulose.No nosso caso o apêndice é inútil, mas no caso de coelhos por exemplo serve para ajudar na digestão de celulose.O que é mais calórico um bife ou folhas de alfaces?A resposta é a folha de alface, as plantas possuem mais calorias (você lembra do tópico que fala sobre o perda de energia em cal?!Ou você já reparou como os herbívoros são grandes?!Elefantes, girafas... )
Pirâmides ecológicas:As pirâmides ecológicas representam graficamente o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar.Pirâmide de números-Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.Outro exemplo de pirâmide invertida é dada quando a pirâmide envolve parasitas, sendo assim os últimos níveis tróficos mais numerosos.
Pirâmide de biomassa-Pode-se também pensar em pirâmide de biomassa, em que é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de cada nível trófico da cadeia alimentar. O resultado será similar ao encontrado na pirâmide de números: os produtores terão a maior biomassa e constituem a base da pirâmide, decrescendo a biomassa nos níveis superiores.Tal como no exemplo anterior, em alguns casos pode ser caracterizada como uma pirâmide invertida, já que há a possibilidade de haver, por exemplo, a redução da biomassa de algum nível trófico, alterando tais proporções.
Pirâmide de energia- Fluxo unidirecional e decrescente.Sendo representado apenas pela pirâmide decrescente.
Vamos testar seus conhecimentos sobre a matéria escrita?Para praticar clique no link abaixo:






Nenhum comentário:
Postar um comentário